PT4UM

Versão completa: Windows 7 - Instalar via USB
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Recentemente adquiri uma maquina sem unidade de CD/DVD e apesar de vir com o Windows 7 Starter e mais uma tonelada de aplicações que não precisava e que me roubavam recursos, resolvi formatar.

Assim, ao 5º dia de utilização resolvi Reinstalar tudo à minha maneira, mas tinha de o fazer por USB.

Sem aplicações complicadas, e de uma forma que considero bastante simples aqui vai como fiz.

Primeiro, tem de ter o DVD do Windows 7 ou o Windows 7 numa pasta já no computador e uma PENDISCK de 4GB REAIS ou superior.
1 - Vão ao “INICIAR” e na caixa de pesquisa digitam “cmd” e enter. Desta forma acedem à linha de comandos.

[Imagem: diskpart.jpg]Ver imagem grande

2 – De seguida digitam “diskpart” e “ENTER” e vai abrir outra linha de comandos, sendo esta a que vai tratar da vossa PENDISK.
3 – Digitam “list disk” e vai aparecer a lista de disco na vossa máquina.
4 – Confirma a localização da vossa PENDISK e digitam “select disk (numero onde esta a PENDISK) no meu caso “3” – ou seja “select disk 3”.
5 – Digitam “clean” para limpeza.
6 – Digitam “create partition primary” – para definir a partição primária.
7 - Digitam “active” – para ativar a partição
8 – Digitam “format fs=fat32 quick” para formatar a PENDISK de uma forma rápida.
9 – Digitam “assign”
10 – Por fim digitam “EXIT” para sair da linha de comandos.

[Imagem: passosdisk.jpg]Ver imagem grande

Depois basta copiar o conteúdo da pasta do DVD do Windows 7 para a PENDISCK e esta vai ficar como disco de arranque por USB procedendo à instalação do Windows como normalmente se faz pelo DVD.

[Imagem: windowtit.jpg]Ver imagem grande

Ter atenção que nas opções das pastas do vosso computador devem ter a opção de ver ficheiros ocultos ativado, ou podem faltar ficheiros no processo de copia para a PENDISCK
Depois vai ficar algo como mostra a imagem.

[Imagem: penwindows.jpg]Ver imagem grande

Achei bastante fácil, espero que vos seja útil.
Acho que e util, no entanto tenho uma pergunta em relacao a isso.
Apesar de muitas vezes o chipset ja vir instalado e por norma os usb sao reconhecidos sem sistema operativo.
Sera possivel o usb nao ser reconhecido antes de instalado o W7?
Se assim for nao e muito viavel a nao ser que se conheca o PC/latop...etc.
Boa questão, mas tanto quanto sei, depois de 2005 particamente todas as BIOS reconhecem USB, mas caso alguém queira instalar o Windows 7 numa máquina antiga e que apenas reconheça drive optica e esta não esteja operacional, o melhor será ou actualizar a BIOS, coisa que eu não fazia ou então utilizar programas de terceiros para encaminhar no arranque do PC para a USB. Nunca fiz, mas será uma boa ideia para ivestigar e postar mais tarde.

Cumprimentos
Obrigado hugomro pela tua excelente contribuição.