Avaliação do Tópico:
  • 0 voto(s) - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A Lei das Compensações ou das Congregações
#4
Júlio:
Não conheço ninguém que seja totalmente boa pessoa. Nem tu e considero-te uma excelente pessoa. 100% puro só a Bayer . e eu (mas ninguém acredita).
Sobre o Soares o que eu sei, decorre apenas daquilo que são factos públicos e notórios como aqueles que eu referi, e que constituem marcos fundamentais na história da democracia Portuguesa, o que aliás é salientado por todos os quadrantes políticos, PC excluído é claro. Sobre o apoio dos EUA ao Soares, toda a gente sabe que existiu. Sobre isso já falaram os próprios Soares e Frank Carlucci embaixador americano à altura em Portugal confirmando-o e, claro, precisamente naquela altura em 1975 (pois quando é que havia de ser?) relembre-se que foi o ano do Verão quente, o ano da tentativa da tomada do aparelho de Estado e das Instituições pelo PC, das nacionalizações, dos saneamentos, do controlo dos órgãos de Informação . etc. Eu confesso que compreendo que o Soares tenha solicitado e obtido esse apoio, pois a situação em Portugal estava a ir num sentido completamente oposto à sua convicção e à democracia. No PSD uma parte estava com o rabinho entre as pernas, outros no Brasil, e outros ainda (poucos mas ainda assim alguns) conspiravam em organizações de cariz terrorista como o ELP e o MDLP, enquanto uma facção dirigente mais corajosa tentava segurar as pontas do partido e alinhar na luta pela democracia, e sobretudo tentava (e bem) não comprometer o partido com aquelas organizações aventureiras e antidemocráticas. Perante este cenário, é perfeitamente aceitável a posição do Soares, e diga-se ainda que, felizmente, a ponte de contacto era o Carlucci! É que a alternativa era o Kissinger que, para Portugal defendia a solução adoptada pelos EUA para a América Latina, ou seja a ditadura militar como forma de obstar ao avanço das "forças comunistas"! O Carlucci era de outra linha (que à altura rivalizava e se digladiava com a do Kissinger lá nos States) que defendia para o mesmo objectivo a implantação de democracias.
Quanto aos diamantes, só sei que foi um boato que correu com insistência, como tantos que correram na altura, como por ex: que o Sá Carneiro tinha dívidas astronómicas que não pagava e tinha contas na Suiça, que os EUA tinham aviões de guerra a sobrevoar Portugal, que a URSS tinha submarinos na nossa costa prontos a actuar etc. etc.

Sobre a questão do abdicar dos amigos sejamos claros: o abdicar é mútuo. No caso do Zenha há uma divergência política fundamental pois este apoia (com o PS) juntamente com o PCP o candidato presidencial Ramalho Eanes, contra o voto do Mário Soares que ficou isolado (estás a ver a sede de protagonismo do Soares? ficou sózinho contra o Zenha e contra a opinião do PS!). Na eleição Presidencial seguinte Zenha demite-se do PS e candidata-se com o apoio de Eanes e o PRD (partido formado por Eanes) e também do PCP que apostava no PRD para dar cabo do PS. O resto é História e quem ganhou foi o Marocas que topou desde o início qual era o ojectivo do Eanes e do PCP. Nestas eleições digo-te já em quem votei: foi no Eanes! Porra, que não estive do lado do Marocas nem uma vez!

Sobre o apoio à UNITA devo dizer-te que nunca o percebi, sempre achei uma parvoíce e nunca concordei com ele. Quanto aos diamantes, só sei que foi um boato que correu com insistência, como tantos que correram na altura, como por ex: que o Sá Carneiro tinha dívidas astronómicas que não pagava e tinha contas na Suiça, que os EUA tinham aviões de guerra a sobrevoar Portugal, que a URSS tinha submarinos na nossa costa prontos a actuar etc. etc.

Mas, caro júlio, para reconhecer que uma pessoa teve um papel fundamental em situações vitais, não é preciso gostar dela. É só preciso ter o discernimento necessário para fazer uma análise imparcial e reconhecer o papel decisivo que essa pessoa teve. Eu por exemplo nunca gostei do Sá Carneiro. Mas reconheço o seu papel importante (e a sua coragem) em dois momentos relevantes:
1 - Quando combateu o antigo regime por dentro ajudando a abrir brechas na ditadura.
2 - Quando, apesar de casado com uma mulher (que não amava) assumiu a sua relação de amor com a Snu Abecassis, afrontando com isso as alas conservadoras do seu partido, da sociedade e da Igreja.

Por fim, onde é que está esse outro defensor do velhinho? Ele que ponha aqui qualquer coisa! E já agora os outros também!
Responder


Mensagem neste Tópico
RE: A Lei das Compensações ou das Congregações - por ze paiva - 09-09-2007, 04:05 AM

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)
[-]
Search








(Advanced Search)

[-]
Welcome
You have to register before you can post on our site.

Nome de Utilizador:


Password:





[-]
Latest Threads
Supreme Сasual Dating - Real Women
Last Post: antero
Ontem 08:20 PM
» Replies: 0
» Views: 1
Tradução MyBB 1.8.30
Last Post: Begincaos
27-08-2022 08:38 PM
» Replies: 0
» Views: 1745
Lineage 2 Some Commands
Last Post: Begincaos
15-06-2022 11:11 PM
» Replies: 0
» Views: 1770
Lista IPTV Flasche
Last Post: HugoCole
16-01-2021 04:32 AM
» Replies: 2
» Views: 15381
Tradução MyBB 1.8.24
Last Post: Begincaos
27-10-2020 01:34 AM
» Replies: 0
» Views: 5462
Tradução MyBB 1.8.23
Last Post: Begincaos
27-10-2020 01:33 AM
» Replies: 0
» Views: 5707
Camtasia Studio V.7
Last Post: Begincaos
17-09-2020 03:59 PM
» Replies: 3
» Views: 13512
FreeRecover - Recuperação de Ficheiros
Last Post: Alana Renee
14-09-2020 11:39 AM
» Replies: 1
» Views: 9721
Metin2 Luso2 PVM/PVP AVENTURA-TE
Last Post: drfrozennn
13-06-2020 04:45 AM
» Replies: 0
» Views: 6684
Tradução MyBB 1.8.22
Last Post: Begincaos
15-02-2020 02:08 AM
» Replies: 0
» Views: 7509

[-]
publicidade
PÁGINAS RECOMENDADAS
---------------
PTServidor Alojamento Web
---------------
---------------