Avaliação do Tópico:
  • 0 voto(s) - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sentimento de Insegurança
#1
[CENTER]MAI – Ministério da Administração Interna[/CENTER]
[CENTER]ou[/CENTER]
[CENTER]Ministro Assaz Irritado[/CENTER]


Não sou pessoa para salientar a questão da forma; por princípio, focalizo-me mais no conteúdo. Todavia, a recente irritação do Sr. Ministro da Administração Interna no Hemiciclo, no meu entender, foi extremamente despropositada.

O Sr. Ministro indignou-se quando a oposição lhe cobrava aumento do sentimento de insegurança que assola o País, aquela insegurança que todos nós, comuns cidadãos, sentimos. Terá razão o Sr. Ministro quando contra-ataca com o pragmatismo dos números que lhe são fornecidos pelas Policias, em virtude de não dispor de mais nenhuns, mas estes não reflectem a realidade actual.


Os factos, por muito que desgoste ao Ministro, desmentem os números que ele apresentou. Não estou só a falar desta onda de crimes violentos contra pessoas da “noite”, onde proliferam crimes violentos contra aqueles que exercem a sua actividade profissional nesses horários e em espaços ditos de “divertimento”.


Dos que têm sido assassinados, ressalvamos um, o Sr. José Gonçalves, o Empresário que foi assassinado sem que se saiba a razão. Era uma excelente pessoa, ainda que movendo-se nessa “esfera”, o “Zeca”, para os amigos, fazia-o com dignidade, a mesma com que tratava e apoiava os que lhe estavam mais próximo.


A insegurança que se sente hoje está retractada de muitas formas e níveis. A lista que apresentamos em baixo, retirada aleatoriamente nos últimos dias de um jornal diário de referência, também contraria o Sr. Ministro:
- Furtos, roubos e violações perpetrados sobre idosos;
- Alunos e seus “pais” que maltratam e agridem os Professores;
- Polícias vítimas de agressão quando efectuavam a detenção de um elemento que passadas 4 horas já está a cometer o mesmo crime e que, enviado pelo Tribunal, tornou de novo à rua;
- Brincadeiras de adultos que redundam em assassinatos;
- Roubos de viaturas com recurso à extrema violência;
- Roubos de ATM e Ourivesarias sempre vigiados por elementos altamente armados e prontos a disparar sobre quem os tentar deter;
- Agressões que terminam em morte ou em prolongadas hospitalizações; apenas porque não se baixou o volume do som de uma televisão numa sala de espera de um hospital (como tantos outros espaços públicos, transformada em abrigo de recurso) ou porque se explica a um “segurança” de uma discoteca que um amigo não entende nem fala bem Português…


Alguns vão considerar a sugestão que apresento de seguida algo populista, mas é a que me ocorre no momento, sugiro:
- Que o Sr. Ministro retire, a todos os elementos do Estado, a Segurança Pessoal. Assim, ficam tão vulneráveis como os comuns cidadãos; e a viajar naqueles grandes carros, estou em crer que ao fim de dois dias estão a ser vitimas de carjacking.

Um Ministro da Administração Interna deve primar pelo rigor e eficácia, para tal, tem de munir-se de informação com origem em locais isentos. Os números que o Ministro usa, para tentar desacreditar a realidade actual, são oriundos da PSP a GNR e PJ; sem pretender ofender os elementos dessas Policias, temos de aferir que são organismos que não estão isentos neste processo, pois são parte activa e interessada. Não me parece correcto. O Sr. Ministro deveria procurar informação junto do INE ou de outro Organismo totalmente isento.

Um Ministro da Administração Interna seguindo o provérbio popular “de que à mulher de César não basta sê-lo há que parecê-lo” deveria concordar que esta onda de criminalidade violenta está afectar a imagem da segurança no País. Não é uma postura sábia não vislumbrar para além dos números de que se rodeia.

O Sr. Director Nacional da Polícia Judiciária, também se nos afigura como uma pessoa desadequada para o lugar; não estando na dependência do MAI, faz uma boa padan com o Ministro da Administração Interna em diversas matérias. A dificuldade em expressar-se perante a comunicação social, o facto de ser muito evasivo, parecendo até inseguro, não é pessoa que transmita a confiança que a população deve ter numa Polícia identificada, até há pouco tempo, como uma das melhores do mundo.
Tenhamos esperança, vislumbra-se por aí uma remodelação ministerial, pode ser?!?

Artigo dedicado ao Zeca “É meu desejo que os teus carrascos sejam descobertos e punidos”.
Júlio Santos
www.juliosantos.net
js@juliosantos.net
Responder


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)
[-]
Search








(Advanced Search)

[-]
Welcome
You have to register before you can post on our site.

Nome de Utilizador:


Password:





[-]
Latest Threads
Tradução MyBB 1.8.30
Last Post: Begincaos
27-08-2022 08:38 PM
» Replies: 0
» Views: 1720
Lineage 2 Some Commands
Last Post: Begincaos
15-06-2022 11:11 PM
» Replies: 0
» Views: 1749
Lista IPTV Flasche
Last Post: HugoCole
16-01-2021 04:32 AM
» Replies: 2
» Views: 15167
Tradução MyBB 1.8.24
Last Post: Begincaos
27-10-2020 01:34 AM
» Replies: 0
» Views: 5436
Tradução MyBB 1.8.23
Last Post: Begincaos
27-10-2020 01:33 AM
» Replies: 0
» Views: 5679
Camtasia Studio V.7
Last Post: Begincaos
17-09-2020 03:59 PM
» Replies: 3
» Views: 13462
FreeRecover - Recuperação de Ficheiros
Last Post: Alana Renee
14-09-2020 11:39 AM
» Replies: 1
» Views: 9688
Metin2 Luso2 PVM/PVP AVENTURA-TE
Last Post: drfrozennn
13-06-2020 04:45 AM
» Replies: 0
» Views: 6657
Tradução MyBB 1.8.22
Last Post: Begincaos
15-02-2020 02:08 AM
» Replies: 0
» Views: 7480
Como instalar o LOL(League of Legends) n...
Last Post: startx
02-02-2020 07:41 AM
» Replies: 0
» Views: 6541

[-]
publicidade
PÁGINAS RECOMENDADAS
---------------
PTServidor Alojamento Web
---------------
---------------